Membros do Lemate participam de eventos nacionais e internacionais apresentando trabalhos relacionados às pesquisas em andamento

19/11/2019 10:46

Durante os dias 09 e 11 de outubro de 2019, o professor Fábio Búrigo e o estudante do mestrado Marcos Catelli participaram do 5° Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, com o tema “Negócios sustentáveis em cenários de transformação”. O evento foi realizado no Instituto Federal de Brasília, campus Gama e contou com a organização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) além do apoio da Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV). Cinco eixos nortearam o debate e a construção do conhecimento sobre a temática do evento: Identidade e Cenário Jurídico; Educação e Aprendizagem; Governança, Gestão e Inovação; Capital, Finanças e Desempenho; e Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais. Segundo os organizadores, “a relação entre cada um destes eixos com o papel das cooperativas na inclusão e desenvolvimento de negócios sustentáveis permite destacá-las como um modelo diferenciado que deve ser estimulado”.

O evento reuniu pesquisadores de todo país, os quais puderam apresentar trabalhos e pesquisas produzidas com foco no cooperativismo. Os representantes do Lemate puderam ter contato com pesquisas que estão relacionadas ao cooperativismo em diferentes contextos no território nacional e até mesmo internacional, com a participação de palestrantes internacionais. Os membros do Lemate apresentaram o trabalho: Desafios e oportunidades na união entre cooperativas de crédito solidarias:o caso da Cresol Vale Europeu, produzido como resultado do Projeto do Lemate com apoio do CNPq, sobre educação cooperativista. O trabalho apresentado foi elaborado pelos pesquisadores já citados, com a contribuição das estudantes: Stéfani Perez, Ana Cecília e Eloiza Moraes.

Entre os dias 05 e 08 de novembro o Professor Fábio Búrigo participou da XI Jornadas de Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales, evento promovido pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires, durante o qual apresentou o trabalho: A importância dos programas de educação para o fortalecimento do cooperativismo solidário: estudo sobre o programa agentes da Cresol Baser, elaborado em parceria com a estudante do PGA, Stéfani Tamara Perez.

O professor Fábio aproveitou a viagem ao país vizinho para conhecer e propor o estabelecimento de laços de cooperação institucional entre o Lemate/PGA/UFSC e diferentes organizações do cooperativismo argentino, tais como o Instituto Mobilizador de Fundos Cooperativos (IMFC), Centro Cultural da Cooperação (CCC), Fundação de Educação Cooperativa (Idelcoop) e Instituto Universitário da Cooperação (Iucoop).