Docentes

Ademir Antônio Cazella

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1986), com mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ (1992) e doutorado em Science de l’Homme et de la Société – Centre d’Etudes Supérieures d’Aménagement -Tours/França (2000). Entre agosto e novembro de 2012 realizou uma formação (Bolsa de Estágio Sênior da CAPES) na França junto ao Agrosup de Dijon e AgroParisTech sobre os temas do acesso à terra e do ordenamento fundiário. Atualmente é professor da área de desenvolvimento rural da UFSC e integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas, do qual é coordenador desde maio de 2012. É coordenador, também, do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (LEMATE) e membro do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA) do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Tem experiência na área do desenvolvimento territorial sustentável em zonas rurais, com ênfase nos temas da diversidade social da agricultura familiar, da multifuncionalidade agrícola, do acesso à terra e do cooperativismo de crédito rural, atuando principalmente com os seguintes temas de pesquisa: desenvolvimento territorial sustentável, ordenamento territorial e fundiário, descentralização de políticas públicas de desenvolvimento rural e sistemas financeiros territoriais com ênfase na inclusão social.

Contato: ademir.cazella@ufsc.br

lattes

Fábio Luiz Búrigo

Professor Associado III do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da UFSC. Graduado em Agronomia (1987), mestre em Agroecossistemas (1999) e doutor em Sociologia Política (2006), todos pela UFSC. Entre setembro de 2022 e julho de 2023 realizou, com apoio do Programa Capes/Cofecub, pós-doutorado na França sobre “a ação coletiva em sistemas alimentares territorializados” junto ao Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica e para o Desenvolvimento (Cirad) e a Universidade Montpellier 3. Entre 2016 e 2022 foi coordenador de projetos Capes/ Brafagri na Agronomia (UFSC). Atual coordenador do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (Lemate/UFSC). Membro do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA/CPDA/UFRRJ). Dedica-se à área do desenvolvimento rural, principalmente aos temas do cooperativismo, crédito rural, organização social, políticas públicas, desenvolvimento territorial, microfinanças e socieconomia rural. Presta colaborações órgãos públicos (ministérios, secretarias, etc.), cooperativas, institutos internacionais e nacionais de cooperação e organizações não-governamentais.

Contato: fabio.burigo@ufsc.br

lattes

 

Paola Beatriz May Rebollar

Sou Professora desde 1998. Tenho experiência nos Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação), Médio e Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e na Formação de Professores nas modalidades presencial e à distância. Atualmente sou professora na Universidade Federal de Santa Catarina onde leciono disciplinas no âmbito das Ciências Humanas e Metodologia Científica e desenvolvo Projetos de Pesquisa e Extensão voltados para o tema do Desenvolvimento Territorial. O meu trabalho visa o desenvolvimento de territórios sustentáveis, através da compreensão da realidade social, econômica e cultural e da melhoria das políticas públicas.

Contato: paola.rebollar@ufsc.br