Agricultura Familiar: Inovação para Produção Sustentável e Segurança Alimentar (Projeto Brafagri/Capes)

Projeto Brafagri/Capes: Agricultura Familiar: Inovação para Produção Sustentável e Segurança Alimentar (2019 – atual)

Este projeto de extensão é uma iniciativa das universidades brasileiras UFRB, UFSC e UTFPR, e das francesas Bordeaux Sciences Agro, Agrosup Dijon e VetAgro Sup. Com o suporte do Programa Brafagri da Capes, ele pretende ampliar a formação de profissionais em áreas estratégicas para fortalecimento da produção agrícola familiar e para o desenvolvimento do meio rural. O projeto tem como objetivos específicos: 1 Qualificar a formação de discentes, tendo como referência as questões ligadas à segurança alimentar e produção sustentável de alimentos no contexto da agricultura familiar. 2 Aproximar as estruturas curriculares dos cursos, visando o aproveitamento de atividades formativas, a equivalência, o reconhecimento de créditos e o estabelecimento de acordos de dupla diplomação. 3 Ampliar a capacidade técnica e a visão de mundo de discentes, considerando os desafios da agricultura contemporânea em termos de inovação e produção sustentável de alimentos. 4 Fortalecer parcerias de docentes e discentes de modo a qualificar seus processos de aprendizagem e metodologias de ensino, facilitando a estruturação de redes de pesquisa em áreas de interesse comum. 5 Consolidar as tratativas acadêmicas e institucionais, visando a criação e o aprimoramento de acordos de dupla diplomação entre as universidades participantes do projeto. Entre os impactos esperados pode citar: estudantes mais capacitados à ingressar no mercado de trabalho e em programas de pós-graduação; ampliação do grau de internacionalização das instituições parceiras, modificações nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Agronomia, no sentido da flexibilização, ampliação da carga horária de disciplinas optativas e readequações de disciplinas obrigatórias;. complementação das atividades dos discentes, tanto em relação a componentes curriculares cursados, quanto na realização de atividades de estágio; contato entre pesquisadores das instituições brasileiras e francesas envolvidas visando a elaboração e desenvolvimento de projeto de pesquisa comuns. ampliação dos contatos para estágio nas áreas de agronomia e agroecologia; e realização de aulas à distância para os estudantes das universidades envolvidas. No Brasil, a coordenação geral e a gestão do recursos liberados pela Capes ao projeto caberão à UFRB.

Natureza: Extensão
Integrantes: Fábio  Luiz Búrigo (Coordenador na UFSC); Ademir Antonio Cazella.
Financiador(es):  CAPES – Auxílio financeiro