LEMATE estará na 21ª SEPEX apresentando seus projetos de pesquisa e extensão
Nesta semana, a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio das Pró-Reitorias de pesquisa e inovação (PROPESQ), Extensão (PROEX), Graduação e Educação Básica (PROGRAD), Pós-Graduação (PROPG), juntamente com as Secretarias de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), de Comunicação (SECOM) e de Relações Internacionais (SINTER) realizam a 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEX). As atividades têm início nesta segunda-feira (04) e vão até a próxima sexta-feira (08).
A SEPEX é o maior evento de divulgação científica de Santa Catarina, em que são reunidos os trabalhos desenvolvidos pela UFSC. Trata-se de uma mostra aberta ao público, que é montada no campus central dentro da Universidade em frente à reitoria, no bairro Trindade, em Florianópolis, para a divulgação do que é realizado no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Neste ano serão promovidas feira de ciências, palestras, rotas temáticas, apresentações artístico-culturais, além de minicursos ofertados à comunidade externa e interna.
São aproximadamente 200 estandes com projetos nas áreas de comunicação, cultura, educação, tecnologia, ambiente, agropecuária, trabalho, direitos humanos e saúde. Dentro os estandes, está o do Núcleo de Desenvolvimento Rural Sustentável (NDRS) da UFSC. O NDRS atua com projetos de pesquisa e extensão voltados para a agricultura familiar e para a promoção de desenvolvimento sustentável nos territórios com laboratórios que atuam com temáticas específicas, tais como comercialização, governança e cooperativismo, estudos de gênero e reforma agrária.
O Núcleo agrega os laboratórios de comercialização na agricultura familiar (LACAF), de Educação no Campo e Reforma Agrária (LECERA), de Estudos Rurais (LERU) e o Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (LEMATE). Neste ano o estande do Núcleo ainda terá a participação da ONG Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro) e do Laboratório Interdisciplinar em Sistemas Alimentares do Campus Curitibanos (LISA). No estande do NDRS haverá atividades interativas para diversos públicos e idades que propõe uma discussão sobre o desenvolvimento sustentável dentro da temática da SEPEX deste ano que aborda os biomas brasileiros, as inovações sociais e a diversidade.
O LEMATE apresentará os projetos de pesquisa e extensão em que atua através de exposições fotográficas, jogos cooperativos e interativos, degustação de produtos territoriais, entre outras atividades que representam a atuação do laboratório. Entre suas áreas de atuação, estão o desenvolvimento rural sustentável, o cooperativismo, a promoção de bens e serviços com vistas ao planejamento territorial com foco na qualidade de vida dos agricultores familiares. Estas ações que representam as atividades do LEMATE terão o apoio dos estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação que atuam no laboratório, além do corpo docente responsável que o integra e da engenheira agrônoma que é servidora técnica administrativa em educação do Núcleo de Desenvolvimento Rural Sustentável.