O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Lançado Retratos da Agricultura Familiar 3 – Concórdia

11/12/2015 11:47

Publicação1

Esta publicação é resultado de um estudo realizado com agricultores familiares do município de Concórdia, localizado no Alto Vale do Rio Uruguai, região Oeste do estado de Santa Catarina. Tal estudo ocorreu durante a disciplina Vivência em Agricultura Familiar (VAF), ministrada aos cursos de Agronomia e Zootecnia, vinculada ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC), campus Florianópolis. A fase de campo, que ocorreu entre os dias 20 de março e 09 de abril de 2014, possibilitou que 64 estudantes realizassem um levantamento socioeconômico e ambiental junto aos agricultores familiares que os receberam.

A VAF é realizada semestralmente em diferentes municípios de Santa Catarina, e conta com a participação direta de famílias de agricultores que são selecionadas para receber um estudante de graduação durante 21 dias em suas residências e nas suas unidades produtivas. Nesse período, o estudante se integra ao ambiente familiar num processo denominado de vivência. A família oferece alojamento, alimentação e a oportunidade do estudante de participar das atividades produtivas e organizativas do estabelecimento agropecuário e da vida comunitária. O principal objetivo desta disciplina é que o estudante se integre às atividades e dinâmicas da família rural e da unidade produtiva, vivenciando aspectos socioculturais, organizativos, econômicos, técnicos, dentre outros.

Durante os 21 dias da vivência, cada estudante aplica um questionário socioeconômico e ambiental junto à família que o recebeu. Mesmo que o número de agricultores entrevistados e os estabelecimentos familiares visitados representem uma amostra significativa da agricultura familiar do município, não é possível fazer generalizações dos resultados para o conjunto do município, em função dos critérios preestabelecidos na seleção das famílias. Esses critérios levam em conta o interesse no acolhimento de um estudante universitário, as condições materiais, a localização do estabelecimento e a estrutura social da família. Essas particularidades podem fazer com que a “amostra” dos resultados aqui apresentados seja diferente da média geral da agricultura familiar do município. Apesar disso, os professores envolvidos na VAF disponibilizam publicamente este material por entender que a informação e a discussão dos seus resultados são úteis às lideranças, organizações sociais e agentes do poder público. Os dados e as análises que constituem esse relatório podem colaborar na formulação de novas estratégias de apoio à agricultura familiar e de outras iniciativas que venham a fortalecer o desenvolvimento socioeconômico de Concórdia e região.

Os questionários foram preenchidos, principalmente, a partir de informações fornecidas pela pessoa identificada pela família como aquela que desempenha o papel de chefe do estabelecimento. Os estudantes não realizaram uma entrevista pontual, executada em algumas poucas horas, mas agregaram informações ao longo das três semanas de sua vivência com a família. O preenchimento do questionário-base, que originou este estudo, foi realizado com a autorização prévia das famílias, de acordo com critérios éticos estabelecidos pela UFSC em pesquisas semelhantes, sobretudo no que concerne ao anonimato dos entrevistados e das informações coletadas. Em função do seu teor declaratório, as informações mais complexas, a exemplo dos dados financeiros, devem ser tomadas com cautela, visto que a maioria dos estudantes que os aplicou está na 4a fase de seus respectivos cursos e ainda não possui habilidades e experiência – profissional, técnica e de pesquisador – para contornar e buscar detalhamentos a possíveis vieses encontrados nas respostas. A tabulação dos dados extraídos dos 64 questionários foi realizada com apoio do software Sphinx. A sistematização, o processamento dos dados coletados e a elaboração deste estudo foram realizados pelas equipes do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (Lemate) e do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf), vinculados ao CCA/UFSC e ao Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PGA/UFSC). A redação final da análise contou também com contribuições de professores que participam da disciplina VAF e de estudantes do PGA/UFSC.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.