Jogos educativos sobre os ODS são destaque no 42° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS)
Como integrantes do projeto “Territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (LEMATE), as estudantes de graduação Marcela Bentes, Agronomia, e Vanueli Norberto, Zootecnia, participaram do 42° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que foi realizado em Porto Alegre, RS, de 11 a 13 de setembro.
O SEURS é um evento anual itinerante que conta com apresentação de trabalhos de universidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina com a seleção de programas e projetos para exposição. O evento é um espaço de aprendizagem e de intercâmbio de conhecimentos e metodologias entre extensionistas das universidades públicas da região Sul por meio de minicursos, oficinas, comunicações orais e apresentações culturais, promovendo também a integração dos participantes e das universidades com a comunidade.
As acadêmicas Marcela e Vanueli fizeram a apresentação do projeto Territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na tertúlia com o tema do Meio Ambiente. Durante dez minutos as estudantes fizeram uma exposição pedagógica dos 17 ODS da Organização das Nações Unidas (ONU), que fazem parte de um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.
No projeto desenvolvido pelo LEMATE, em Santa Catarina, que as estudantes participam, são promovidas oficinas com estudantes do ensino fundamental II e ensino médio, de escolas localizadas em municípios que apresentam grande êxodo rural de jovens. Em cada escola, são realizadas 3 etapas: rodadas de planejamento envolvendo os professores da educação básica e superior, apresentação do tema dos ODS aos alunos, e a participação dos estudantes nas práticas pedagógicas colaborativas.
Essas práticas acontecem com o uso de jogos colaborativos, para incentivar o debate acerca da solidariedade e da colaboração entre sociedade civil e governos, e problematizando os ODS na realidade local. Cada jogo possui um objetivo e algum tipo de habilidade social com potencial de se trabalhar coletivamente. Entre eles o “aldeia”, composto por peças de madeira, em formato retangular, que ficam dispostas no chão, assemelhando-se a uma aldeia, e uma outra estrutura que se trata de um disco unido por fios, que as pessoas seguram e fazem um movimento em conjunto de mover as “casas” da aldeia uma sobre a outra.
O jogo propõe uma discussão sobre as responsabilidades e o consenso, em que o movimento de todos deve estar sincronizado para a construção de um objetivo em comum. A realização deste projeto visa promover uma maior educação sobre os ODS, abordando através de uma estratégia lúdica a fixação do tema de cada objetivo e incentivando a empatia e a cooperação, e também produzindo um efeito pedagógico integrador da atividade, entre os estudantes do ensino fundamental e médio.