Lemate participa de 1º Encontro do Cooperativismo Sustentável em Biguaçu e eventos sobre cooperativismo multissocietário em Seara e Erechim

17/07/2024 15:34

“Todas as pessoas convidadas compareceram, creio que isso fortalece bastante o movimento, podendo assim se pensar para o ano que vem a segunda edição do Encontro do Cooperativismo Sustentável”.

Foi com essas palavras o idealizador e organizador do evento, o engenheiro agrônomo Anderson Romão e cooperado da Cooperativa Sabor da Terra (COSAT), resumiu o sucesso do 1º Encontro do Cooperativismo Sustentável, do município de Biguaçu.

O evento contou com a presença de autoridades locais, parlamentares e atores envolvidos em redes de cooperação de Biguaçu e de outros muncípios do litoral catarinense. O Núcleo de Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Federal de Santa Catarina (NDRS) também se fez presente com representantes do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (Lemate) e do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf). Os projetos realizados por estes laboratórios foram apresentados em um estande no local do encontro, junto a outros estandes onde produtores e artesãos pertencentes as cooperativas da região também expuseram seus produtos.

Nas atividades da programação do 1º Encontro do Cooperativismo Sustentável, o professor Fábio Luiz Búrigo (UFSC/Lemate) apresentou o tema sobre as Sociedades Cooperativas de Interesse Coletivo (SCICs), resultado dos seus estudos na França sobre formas inovadoras de cooperação. O evento contou também da presença de um convidado internacional, Msc. Kevin Guillermin, cooperativista francês que apresentou experiências de cooperação solidária relacionadas a temática alimentar conduzidas por Scic de seu país.

Além desse encontro e aproveitando a estadia do Kevin no Brasil, na mesma semana o Lemate participou de mais dois eventos sobre o cooperativismo multissocietário. No dia 10 de julho, o Seminário foi organizado pela Cooperativa de Crédito Rural Seara (Crediseara) e realizado no município catarinense de Seara. O encontro contou com a presença da direção e mais de 30 lideranças da Cooperativa, além de representantes de organizações da agricultura familiar que atuam no Oeste de Santa Catarina.

O terceiro evento ocorreu no dia 11/07 no município gaúcho de Erechim, onde ocorreu o Seminário Cooperativas Multissocietárias, organizado pelo Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai. O Núcleo é integrado por cooperativas e outras entidades associativas da região. Nesse seminário estiveram presentes mais de 60 lideranças das cooperativas e acadêmicos, além do público que participou via remota. O Seminário foi tranmitido pelo  Youtube, por meio  do canal da URI Erechim e ainda está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=IxD1dcsFDBc&ab_channel=URIErechim

Segundo o professor Fábio, todos esses eventos foram importantes para ampliar a discussão de inovações capazes de renovar o pensamento coooperatista brasileiro. A presença de uma liderança cooperativista francesa também foi importante para reforçar a ideia de que é possível integrar públicos distintos dentro de uma mesma cooperativa, por meio das cooperativas multissocietárias. Esse novo modelo estatutário também abre espaço para a criação de novos arranjos de governança e para realização de projetos territoriais de desenvolvimento sustentável.