Prof. Ademir Antonio Cazella realiza missão científica na França entre 16 e 30 de outubro de 2023, no quadro do projeto de pesquisa Sistemas agroalimentares e políticas públicas: construção de inovações teóricas e metodológicas para análise de experiências internacionais, financiado pelo acordo de cooperação CAPES/Cofecub.

06/11/2023 11:58

As principais atividades de campo foram realizadas no Departamento de Ardèche, em especial junto a profissionais do Parc Naturel Régional (PNR) des Monts d’Ardèche e do Centre de Développement Agroalimentaire. Na oportunidade foram entrevistados a doutoranda brasileira Karine Nunes, egressa do curso de Agronomia da UFSC, atualmente contratada pelo parque para realizar estudos sobre transição alimentar, e a pesquisadora Claire Lamine, sobre o tema dos sistemas agroalimentares territoriais na área de abrangência do parque; Richard Bonin, responsável pela agricultura e chefe do departamento de cultura e economia sustentável do parque; Tom Armand, agente de desenvolvimento territorial de um Projeto Agroalimentar Territorial (PAT), cujo eixo principal consiste no diagnóstico da estrutura fundiária do território e o apoio à instalação de novos agricultores, com prioridade para projetos agroecológicos; e Marie-Pierre Hilaire diretora da marca Goûtez l’Ardèche. O PNR foi criado em 2001 e promove diversas ações integradas de desenvolvimento territorial sustentável, com foco na valorização de recursos territoriais específicos, preceito teórico do enfoque da Cesta de Bens e Serviços Territoriais. Já a marca Goûtez l’Ardèche completou 30 anos de existência em 2021 e congrega mais de 600 produtos, 42 restaurantes, dezoito prestadores de serviços alimentares e 31 pontos de vendas de produtos de qualidade territorial. Trata-se de uma referência na França de construção social de uma marca territorial.

A segunda semana contemplou uma reunião com os pesquisadores Bernard Pecqueur (Université de Grenoble Alpes) e Maud Hirczak (Aix-Marseille Université) referente à continuidade de parcerias de pesquisa no Brasil sobre o enfoque da Cesta de Bens e Serviços Territoriais. Na sequência realizou-se um encontro com as pesquisadoras Geneviève Cortes (Université de Montpellier 3), Ludivine Eloy (Cirad) e Karina Kato (UFRRJ), para discutir modelos de análise de sistemas agroalimentares territoriais e de políticas públicas correlatas. Após essa atividade foi realizado na Université de Montpellier 3 o seminário Panier de Biens et Services Territoriaux: les agro-industries familiales dans la Serra Catarinense au Sud du Brésil. Outra apresentação ocorreu no Cirad sobre as perspectivas das políticas públicas de desenvolvimento territorial sustentável em processo de implementação ou em fase de concepção pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Em ambas as oportunidades teve-se a participação de pesquisadores e estudantes franceses.