Lemate tem projeto de pesquisa aprovado em Edital Universal da FAPESC

20/05/2021 11:01

O Lemate/UFSC aprovou o projeto de pesquisa “Desenvolvimento territorial sustentável: interfaces entre a cesta de bens e serviços, mercados e marcas territoriais” no Edital Universal da FAPESC, cuja execução será de dois anos a partir de junho de 2021. Este projeto contempla uma parceria de pesquisa interinstitucional iniciada em 2016, que agrega pesquisadores de diversas instituições que atuam em Santa Catarina, com destaque para a Epagri, a UDESC e o IFSC Campus de São Miguel do Oeste, e externas, em especial a Université Grenoble Alpes da França, na pessoa do prof. Bernard Pecqueur, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esta última representada por pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD), coordenado pelo prof. Sérgio Schneider. Com essas parceiras almeja-se aprofundar a adaptação do enfoque teórico-metodológico de pesquisa da Cesta de Bens e Serviços Territoriais (CBST) por meio da continuidade de estudos de casos em territórios rurais de Santa Catarina, já iniciados com apoio de projeto de pesquisa junto ao Edital Universal do CNPq de 2018. Para tanto, articula-se a abordagem da CBST, formulada na França, com os “mercados imersos” construídos por agricultores familiares, com as marcas coletivas utilizadas por redes de Agroindústrias Familiares (AIF) de duas regiões do estado (Extremo-Oeste e Serra Catarinense). Os resultados do projeto serão discutidos e compartilhados com atores territoriais que se encontram à frente dessas iniciativas, gestores públicos e universitários.