Doutoranda do LEMATE retorna de intercâmbio na Itália com contribuições para pesquisa sobre ações coletivas, agricultura familiar e sustentabilidade
Após concluir um intercâmbio de doutorado sanduíche na Universidade de Turim, na Itália, a doutoranda Eloiza Andréa Moraes Silva retornou ao Brasil no início de março de 2025. Durante seis meses, Eloiza desenvolveu pesquisas e trocou experiências junto ao Dipartimento di Scienze Agrarie, Forestali e Alimentari (DISAFA), localizado no campus da UNITO em Grugliasco.
No último mês de sua estadia no intercâmbio foram realizadas entrevistas com dirigentes de organizações de ações coletivas da região do Piemonte, no norte da Itália. No total, foram conduzidas quatro entrevistas online com representantes de três associações e uma cooperativa, todas vinculadas à agricultura familiar. Estas entrevistas representaram a etapa final dos estudos da doutoranda no exterior, enquanto o restante da pesquisa continuará no Brasil.
O estudo foca em ação coletiva descentralizada e inovações organizacionais como suporte à sustentabilidade da agricultura familiar. Participaram dos encontros os pesquisadores e professores da UNITO Simone Blanc e Giovanna Sacchi, além da doutoranda Eloiza e da bolsista de pesquisa Azzurra Orlando. Com os dados coletados, Eloiza segue aprofundando suas análises no Brasil, contribuindo para o avanço dos debates sobre organizações coletivas e inovação no setor da agricultura familiar.
Fotos abaixo: