O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola de Verão e das Águas faz sessão de encerramento com a presença de Enoque Raposo, especialista em etnoturismo

01/04/2025 08:46

Clesio Henrique Cardoso

Acontece nesta terça-feira, 01 de abril, a sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Água (EVA) , promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território – LEMATE, do Centro de Ciências Agrárias, e pelo Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED). A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on line para fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. No ano de 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.

O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com a realização da sessão presencial, com início às 19h, no auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UFSC, Campus Trindade. A transmissão contará com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) através do canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.

O convidado da noite é o coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. A “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol” é o tema da palestra de Raposo. Na sequência, a professora Marinês Walkowski irá fazer uma fala síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando  Ednei Ferretti, professor associado no Departamento de Geociências da UFSC.

Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o Turismo de Base Comunitária (TBC) foi o tema central discutido em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável que pode, não apenas, ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, como uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.

Ao longo de oito sessões, palestrantes, acadêmicos e experiências comunitárias de todo o Brasil, e também de países como a Costa Rica e o Chile, demonstraram as razões pelo interesse cada vez maior pela atividade. Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da Escola de Verão e das Águas, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.

Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 25 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube que poderão ser acessadas e utilizadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo. A IV Escola de Verão e das Águas encerra as atividades no ano de 2025 com um saldo positivo de participação e com ideias inovadoras para os agentes de desenvolvimento territorial sustentável e se despede esse ano com vistas à próxima edição em 2026 que seguirá tendo o desenvolvimento rural sustentável como tema transversal.

A elaboração deste trabalho tem por base as contribuições do seguintes projeto de pesquisa: i) Inovação e transição sustentável: Cesta de bens e serviços em territórios amazônicos, Edital de chamada pública Confap nº 003/2022, Programa de apoio a projetos de pesquisa Iniciativa Amazônia +10, que conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santas Catarina (Fapesc), Edital Suplemento nº 28/2022. 

 

O que: Sessão de encerramento IV Escola de Verão e das Águas

 

Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR

Enoque Raposo

 

Quando: 01/04/2025 

 

Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade

 

Programação:

18:00 – 19:00: café com prosa

19:00 – 21:00: palestras e debate

 

Transmissão on-line: LEMATE UFSC

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.