LEMATE apresenta dois trabalhos no XIII Encuentro de Investigadores Latinoamericanos en Cooperativismo, em Montevideo
Com o tema “Cooperativismo y Economia Social e Solidaria: construyendo prácticas e teorías transformadoras para una época de cambio”, o XIII Encuentro de Investigadores Latinoamericanos en Cooperativismo (EILAC), foi realizado entre os dias 5 e 7 de setembro de 2024, na Universidad de la Republica, em Montevidéu, Uruguai.
O estudante de Mestrado e membro do LEMATE, Nicolas Wolff de Farias, participou do evento e apresentou dois trabalhos nos eixos “Agricultura Familiar, Campesina e Indígena” e “Desarrollo territorial, regional y local”. Tendo por títulos “Cooperativas descentralizadas: innovaciones en la comercialización para apoyar una agricultura familiar sostenible” e “As cooperativas Descentralizadas da Serra Catarinense: um modelo inovador para a Agricultura Familiar”, os trabalhos apresentados são resultado do projeto de pesquisa “Desenvolvimento Territorial Sustentável: interfaces entre a Cesta de Bens e Serviços, Mercados e Marcas territoriais”, que foi finalizado e teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
O evento contou com a presença de pesquisadores de diversos países da América Latina, como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, México e Nicarágua. O Encontro serviu, ainda, como espaço de diálogo e debate sobre o panorama do movimento cooperativista solidário nos países da região. A representação da comitiva brasileira foi marcada pela pró-atividade e coesão, além de ter estabelecido muitas conexões com pesquisadores de diversas regiões do Brasil e dos demais países.