Encerramento da III Escola de Verão e das Águas de Desenvolvimento Territorial Sustentável
Após 8 encontros e uma diversidade de temas abordados, a III Escola de Verão e das Águas se encerra com paletra de Karine Nunes (EHESS/França) e Anderson Romão (Rede Ecovida), com mediação do professor coordenador do Lemate, Fábio Luiz Búrigo, abordando a temática dos programas de compras institucionais no Brasil e na França.
Com média de 80 espectadores assistindo simultaneamente ao vivo e 3703 visualizações totais e 752 curtidas, foram transmitidas 16 horas de conteúdo científico e empírico de diversas experiências de desenvolvimento territorial ao redor do Brasil. Ao todo, participaram 8 mediadores, 15 palestrantes, 17 organizadores, além das pareceirias de 9 universidades e institutos federais, 4 programas de pós-graduação e 4 fundações de amparo a pesquisa nacionais, instituições e empresas públicas. Foram emitidos 105 certificados de participação e houve 77 parcticipações na avaliação do evento.
Como principais levantamentos obtidos na avaliação, é possível citar que 65% das pessoas que participaram dessa edição haviam participado em uma das anteriores. Houve maioria na aprovação do quesito de número de aulas, duração das aulas, aulas por semana e número de palestrantes por aula, havendo maior dificuldade de acompanhamento ao vivo dos 30 minutos finais das aulas, por conta do avanço do horário.
Os avaliadores também compartilharam sugestões sobre temas e territórios possíveis para as próximas edições. Os temas sugeridos foram (em negrito os mais relevantes em número de sugestões), Gênero, Agroecologia, Turismo, Indicações Geográficas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Teoria do Desenvolvimento Territorial Sustentável, Sucessão familiar, Sociobiodiversidade e Povos originários. Como territórios sugeridos, foram citados: zona rural de Florianópolis, Santa Bárbara/BA, Ilha de Torotama/RS, Exu Queimado/RN, Complexo Lagunar do Sul de SC, Campos de Cima da Serra/RS e SC, Posses e Flores/GO, Comunidades Zapatistas no México.
Por fim, foram dadas sugestões pontuais sobre questões gerais do evento, como: a necessidade de uma maior presença de experiências da África e América Latina (buscando se afastar de um enfoque eurocentrico); utilizar a sessão final para um verdadeiro fechamento do evento, com um tema mais amplo e apresentação de indicadores; utilizar a plataforma Zoom® para possibilitar espaço de fala para os espectadores; realizar a próxima edição com a temática das iniciativas produtivas dos povos indígenas e; realizar as sessões sempre com a participação de um pesquisador e uma liderança territorial.
Vale lembrar que todos os vídeos da III Escola, como das edições anteriores, estão disponíveis no canal do Lemate no Youtube, na aba Playlist ou separadamente na aba Ao vivo.
Abaixo, segue Player do evento:
Esperamos tod@s em 2025 para a IV Escola!!!