Equipe do Lemate participa do 61º Congresso da Sober

18/08/2023 17:02

Do dia 24 ao dia 27 de julho de 2023, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP (Piracicaba), a equipe do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (Lemate) participou com a apresentação de 4 artigos no 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Admnistração e Sociologia Rural, na modalidade artigo completo. Uma das submissões foi no Grupo de Trabalho 05 (Agricultura Familiar e Ruralidades) e três submissões no Grupo de Trabalho 07 (Desenvolvimento rural, territorial e regional).

No GT 05, Marina Bustamante Ribeiro et al. apresenta resultados das pesquisas realizadas na Serra Catarinense sobre as agroindústrias familiares. No GT 07, Nicolas Wolff de Farias et al. apresenta um panorama da Marca Coletiva Sabor Serrano, marca que certifica produtos das agroindústrias familiares da Serra Catarinense; Alan David Claumann et al. aborda uma visão  do marketing territorial na construção da Indicação Geográfica das ostras de Santa Catarina; Por fim, Ademir Antônio Cazella et al. elabora um trabalho sobre os dois produtos do extrativismo mais consumidos do Brasil: O açaí e a erva-mate.

Todos esses trabalhos estão direta ou indiretamente ligados ao projeto de pesquisa “Desenvolvimento Territorial Sustentavel: interfaces entre a Cesta de Bens e Serviços Territoriais, Mercados e Marcas Territoriais”, financiado pela Edital de chamada pública FAPESC nº 12/2020 – Programa de Pesquisa Universal (Termo de Outorga Nº 2021TR000531), com vigência de 2021 à 2023.

Além disso, o professor Dr. Ademir Antônio Cazella, membro do grupo de pesquisa do Lemate, apresentou uma Sessão Organizada (SOrg) intitulada “Mesa aberta para recebimentode contribuições acadêmicas às políticas públicas em concepção da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental (SFDT) do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)”.

O evento teve um peso muito importante das discuções sobre as mudanças climáticas, povos tradicionais, economia sustentável e políticas públicas que estão em pauta na atualidade rural. O encontro de parceiros de pesquisa de outros estados do Brasil gerou fecundas discussões, servindo de ponto de preparação para novas etapas do trabalho da equipe de pesquisa, tanto no Sul como em outras regiões do país.

Fica também, o agradecimento ao Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas e a Universidade Federal de Santa Catarina, por apoiar e proporcionar a participação de seus pesquisadores nos principais encontros científicos de suas áreas de conhecimento.

Título dos artigos publicados nos anais do evento:

A Marca Coletiva Sabor Serrano: cooperação e especificação de recursos na construção do Desenvolvimento Territorial Sustentável” – FARIAS et al.

A valorização de recursos específicos e a construção de mercados por Agroindústrias Familiares como componente de uma Cesta de Bens e Serviços Territoriais na Serra Catarinense” – RIBEIRO et al.

Marketing Territorial aplicado a iniciativas de Desenvolvimento Sustentável” – CLAUMANN et al.

“‘Novidades’ e ambiguidades na especificação de recursos da Sociobiodiversidade brasileira: os casos do açaí e da erva-mate” – CAZELLA et al.