Integrantes do Lemate participam de publicação sobre Cooperação e Desenvolvimento Rural

24/03/2021 16:55

As experiências de cooperação retratadas no livro Cooperação e Desenvolvimento Rural: Olhares Sul Americanos expressam uma diversidade de habilidades, práticas, oportunidades e desafios presentes em processos associativos e cooperativos relacionados aos territórios rurais. O livro foi organizado a partir da IV edição da Escola de Verão promovida pelo Comitê sobre Processos Cooperativos e Associativos da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (Procoas/AUGM), ocorrida entre os meses de fevereiro e março de 2020, em Santa Catarina (Brasil). Em função disto, a maioria das experiências retratadas no livro está inserida em dinâmicas de desenvolvimento rural deste estado/país. Todavia, pelas suas características e relevância, elas podem gerar ensinamentos para outras realidades.

Além do prof. Fábio Luiz Búrigo, que foi um dos organizadores da obra, o livro conta com a participação de outros integrantes do Lemate: Prof. Ademir Antonio Cazella, Eloiza Andréa Moraes Silva, Marja Zattoni Milano e Stéfani Tamara Pérez.

Os autores são oriundos do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Colômbia, que apresentam suas reflexões a partir de distintas vertentes teóricas e abordagens interdisciplinares. Alguns capítulos se dedicam a estudar processos educativos; outros retratam estratégias de cooperação e gestão inovadoras empregadas por grupos de agricultores e consumidores para viabilizar a produção e o consumo de produtos e serviços de origem familiar e agroecológica; outros retratam a ação coletiva em processos de desenvolvimento sustentável de territórios rurais específicos; e vários capítulos demonstram como a formação de redes de cooperação é determinante para o futuro das organizações e seus associados.

Trata-se de uma obra que analisa temas contemporâneos dos mais relevantes para a promoção do desenvolvimento rural, a partir do estímulo a processos cooperativos e associativos.

Acesse aqui a versão em PDF: Cooperação e Desenvolvimento Rural: Olhares Sul Americanos