Membro do LEMATE ministra palestra no I Seminário Regional Sobre Produção Artesanal de Queijos e Derivados de Leite Cru (Seara/SC)

15/07/2019 09:41

A pós-doutoranda voluntária do PGA/LEMATE Andréia Tecchio ministrou uma palestra intitulada “Produção artesanal de queijos e derivados de leite cru em Seara/SC”, no I Seminário Regional Sobre Produção Artesanal de Queijos e Derivados de Leite Cru, realizado em Seara/SC, no dia 04 de julho de 2019. A palestra foi ministrada em parceria com Valdir Magri, Aline Siminski Bellincanta e Ezequiel Giaretta, coordenaores das ações junto a 1ª Fortaleza do Slow Food do Brasil de queijos de leite cru, denominada “Grupo de Queijo Colonial de Leite Cru de Seara”. Neste Seminário, também foram discutidos temas como segurança alimentar e nutricional, relação entre produtores e consumidores e uso do leite cru para produção de queijos e derivados, cujas palestras foram ministradas respectivamente por Renato Maluf (CPDA/UDRRJ), Pedro Xavier da Silva (Slow Food) e Patrícia F. Schons (IFSC, campus São Miguel do Oeste). Estiveram presentes mais de 170 pessoas, entre elas, agricultores, professores universitários, estudantes e agentes públicos de assistência técnica e extensão rural.

Este Seminário foi realizado no âmbito do projeto de pesquisa-ação “Rumo à sustentabilidade alimentar: reformular a coexistência de diferentes sistemas alimentares na América do Sul e África”, coordenado pela Universidade de Berna/Suíça, do qual a pós-doutoranda participa. Em Seara, este projeto desenvolve ações de qualificação da cadeia produtiva e articula junto aos poderes executivo e legislativo a implementação de uma lei municipal que permita a comercializações de queijos e derivados de leite cru no mercado formal. Os recentes avanços em relação a legislação de queijos e derivados de leite cru consistem na aprovação da Lei 13.680 de 14 de junho de 2018 e Lei 17.486 de 16 de janeiro de 2018, esta última, pelo Estado de Santa Catarina.