IV Escola de Verão e das Águas terá início no dia 06 de março e contará com palestrantes referência no turismo de base comunitária
Por Clesio Henrique Cardoso
No próximo dia 06 de março, acontecerá a abertura da IV Escola de Verão e das Águas que neste ano tem como tema o Turismo de base comunitária no contexto do desenvolvimento territorial sustentável. A Escola de Verão e das Águas (EVA) é um curso de extensão em formato de conferências on-line para fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Além disso, a EVA também apresenta e discute projetos, pesquisas e outras iniciativas dentro da temática do desenvolvimento territorial sustentável e promove o fortalecimento de redes de cooperação entre pesquisadores e atores territoriais.
Com coordenação do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (LEMATE), a comissão organizadora é composta também por membros do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), que tem sede no Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina. As atividades da Escola de Verão e das Águas são destinadas aos atores territoriais, a estudantes de pós-graduação e graduação, professores, pesquisadores e ao público em geral que se identifica e atua na área do desenvolvimento territorial sustentável.
Neste ano a Escola de Verão e das Águas teve aproximadamente 850 inscritos. As atividades da EVA acontecerão no formato de conferências on-line. Serão um total de oito conferências transmitidas às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, do dia 06 de março ao dia 01 de abril através do canal do LEMATE no YouTube. As sessões contarão com um moderador e palestrantes que terão uma hora e vinte minutos para as exposições e, através da mediação do moderador da sessão, os inscritos serão convidados a interagir com perguntas e comentários através do bate-papo do YouTube.
Palestrantes vão compartilhar experiências práticas sobre o tema
Os palestrantes e moderadores são de origens diversificadas e são referência no tema do turismo de base comunitária, no Brasil e no exterior. Eles compartilharão experiências práticas que promovem o desenvolvimento territorial sustentável que são exemplo de resiliência, criatividade e trabalho coletivo e que vão inspirar o debate sobre a temática do Turismo de Base Comunitária. Além de pesquisadores, o time de palestrantes conta também com lideranças de comunidades tradicionais e pessoas que atuam em diferentes instituições que promovem políticas e projetos com foco no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade socioambiental.
No dia 06 de março, uma quinta-feira, será a abertura da IV Escola de Verão e das Águas e contará com a ilustre participação da Profª Drª Marta de Azevedo Irving. Atualmente ela é professora e pesquisadora sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ). Com perfil acadêmico interdisciplinar, ela possui graduação em Biologia (UFRJ) e em Psicologia (UERJ), mestrado em Gestão Costeira (Southampton University) e doutorado em Ciências (Universidade de São Paulo). Atua ainda em outras universidades e institutos dentro e fora do Brasil. A mediação na sessão de abertura ficará a cargo da Profª Drª Thaise Costa Guzzatti que é professora associada do Departamento de Educação do Campo da UFSC. Além disso, a professora Thaise é cofundadora da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia e pesquisadora do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (LEMATE/UFSC) e tutora do Pet Educampo UFSC.
Confira a programação completa da IV Escola de Verão e das Águas.
Disciplina de pós-graduação será ministrada ao longo da IV EVA
Ministrada pelos professores Fábio Luiz Búrigo e Paola Beatriz May Rebollar, com participação do professores Ademir Antônio Cazella e Thaise Costa Guzzatti, a disciplina Tópicos Especiais: Desenvolvimento Territorial Sustentável (PGA410063), do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PGA/UFSC), ocorrerá de forma virtual, concomitante à IV Escola de Verão e das Águas – Desenvolvimento Territorial Sustentável: Inovações e Práticas Sustentáveis nos Territórios Rurais”. As aulas serão dadas em 15 sessões, entre os dias 27 de fevereiro e 22 de abril de 2025, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h.
A primeira sessão da disciplina ocorrerá no dia 27/02/25, antes do início da IV EVA, quando será apresentado o plano de ensino, o cronograma, a metodologia e o sistema de avaliação. A disciplina discutirá em seu conteúdo a abordagem territorial do desenvolvimento sustentável e da pesquisa-ação. Haverá também aulas com enfoque na cesta de bens e serviços territoriais (CBST), nos sistemas de governança territorial e também na formação de agentes territoriais de desenvolvimento, políticas públicas e inovações sociotécnicas relacionadas ao tema. Todos esses assuntos são complementares ao tema da IV Escola de Verão e das Águas e contribuirão na formação dos estudantes matriculados na disciplina.