PGA participa de seminário sobre produção para o autoconsumo em Seara (SC)

05/11/2019 11:04

No dia 31 de outubro de 2019 foi realizado o I Seminário Regional Sobre Produção de Alimentos para o Autoconsumo no município de Seara (SC), do qual participaram aproximadamente 150 pessoas, entre elas, agricultores familiares e representantes de 35 organizações públicas, cooperativas e não governamentais do Oeste de Santa Catarina e do Sudoeste do Paraná. Nesse evento foram apresentados resultados de dois projetos de pesquisa sobre produção para o autoconsumo realizados no Oeste catarinense.

O Projeto intitulado “Caracterização da produção de alimentos para autoconsumo na região Oeste Catarinense” foi coordenado por pesquisadores do Centro de Pesquisa da Agricultura Familiar da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). Já o projeto “Governança alimentar e práticas das famílias agrícolas: uma abordagem pelos fluxos de provisão de alimentos e a multilocalização familiar” contou com a participação de pesquisadores franceses do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD) e brasileiros de diversas Universidades (UFRRJ, UFSC, UFRGS e UNILAS).

As palestras foram ministradas por Ademir Cazella e Andréia Tecchio, respectivamente professor e Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina, e pelos pesquisadores da EPAGRI, Clovis Dorigon e Cristiano Nunes Nesi. Na oportunidade foi discutida, também, a importância da alimentação saudável a partir de distintos prismas: prevenção e tratamento de câncer, dados empíricos do valor monetário da produção de autoconsumo de uma família de agricultores que durante um mês anotou diariamente as quantidades consumidas e a caderneta agroecológica adotada por organizações locais da agricultura familiar. Com base nos dados das pesquisas, os participantes levantaram demandas para a implementação de políticas públicas locais que fortaleçam a produção para o autoconsumo e novos estudos sobre o tema.