Lançado Retratos da Agricultura Familiar 8 – São Joaquim

09/09/2019 16:34

Este número da Série Retratos da Agricultura Familiar dedica-se ao município de São Joaquim, localizado na região serrana do estado de Santa Catarina. Acesse o e-book aqui.

A pesquisa de campo, que embasa esta publicação, foi realizada durante a disciplina Vivência em Agricultura Familiar (VAF), ministrada semestralmente aos cursos de Agronomia e Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC), campus Florianópolis. Entre os dias 09 e 29 de março de 2017, estudantes matriculados na VAF realizaram um levantamento socioeconômico e ambiental com os agricultores familiares que lhes receberam durante a etapa de campo da disciplina.

A VAF é realizada em diferentes municípios de Santa Catarina e envolve famílias de agricultores selecionadas para receber estudantes de graduação durante 21 dias nas suas unidades produtivas (UP). Nesse período, os estudantes, cuja maioria é da 4ª fase dos cursos de Agronomia e Zootecnia, se integram ao grupo familiar num processo denominado de vivência.