Membros do Lemate participam de dia de integração com a Cresol

07/08/2019 08:14

No dia 16 de julho de 2019, o professor Anderson Luiz Romão, a pós-doutoranda Ana Cecília e os mestrandos Marcos Catelli e Eloiza participaram de um dia de integração de conhecimentos com membros da Central Cresol Baser e do Cresol Instituto, na sede da Central, localizada no município de Francisco Beltrão – Paraná. Essa viagem foi realizada pelos membros do Lemate supracitados, em virtude do desenvolvimento do projeto de Educação Cooperativista desenvolvido pelo laboratório de pesquisa junto à Cresol Vale Europeu.

Os membros tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o processo histórico da cooperativa de crédito rural solidário da agricultura familiar e quais as perspectivas futuras da mesma em um debate com o vice presidente da Instituição Luiz Levi Tomacheski. Posteriormente, conheceram sobre um projeto de monitoramento dos projetos de crédito rural via sensoriamento remoto que a Cresol vem tentando viabilizar para os seus cooperados.

Outro momento de fundamental importância foi a integração de saberes com os colaboradores do Cresol Instituto, no qual foram apresentados os programas educacionais realizados pela cooperativa de crédito. Também foi destacado a importância de realizar parcerias para o fortalecimento destes projetos, a exemplo da parceria que pode ser melhor articulada entre a UFSC (Lemate) e o sistema Cresol, por meio da utilização do mecanismo de Educação a distância.

Por fim, foram apresentadas informações referentes ao monitoramento do desempenho social das cooperativas.