Pesquisador do Lemate integra coletânea Questões Agrárias, Agrícolas e Rurais

07/04/2018 14:43

O professor Ademir Cazella, pesquisador do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (Lemate), é um dos autores que compõem coletânea recém lançada pela editora E-papers. O capítulo escrito por Cazella, professor titular  do CCA/UFSC e docente permanente do PGA/UFSC, com o título “Governança fundiária: caracterizar melhor para melhor apoiar”,  destaca a falta de informações e conhecimento sobre terras no Brasil.

O pesquisador lamenta o atraso na montagem de um sistema eficaz de cadastro de terras. Atraso esse que tem como consequência um déficit de governança fundiária, prejudicial aos atores e organizações que atuam com a questão agrária. “Somente a construção de um eficiente sistema de cadastro de terras, fundamentado em um banco de informações sobre as unidades rurais pode fazer o Brasil superar o atual déficit de governança fundiária”, afirma Cazella.

A coletânea Questões Agrárias, Agrícolas e Rurais foi organizada pelos pesquisadores Renato Maluf e Georges Flexor e foi lançada em março de 2018. Ela é fruto de um projeto desenvolvido pelo Observatório de Políticas Públicas (Oppa) em conjunto com o Núcleo de Estudos sobre Agricultura e Desenvolvimento (Nead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), extinto pelo grupo que tomou posse do governo federal no ano de 2016. Os trabalhos tiveram início em 2013 com o objetivo de desenvolver subsídios técnicos nos temas de política econômica, agrícola e de formação e regulação de preços, bem como na relação de interdependência entre as atividades rurais e urbanas, visando a qualificação da atuação do extinto MDA.

 

Tags: agráriaagrícolalematequestão agráriaruralufsc